• instagram
  • facebook
  • twitter
  • youtube
  • tiktok

Carta da Unidade Popular ao Povo Chileno

por unidadepopular

  12 de Dezembro de 2021

12 de dezembro de 2021

Ao Povo Chileno,

Nós, da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), o mais jovem partido de esquerda do Brasil, acompanhamos com preocupação a corrida eleitoral no Chile. No primeiro turno, o candidato da coalizão de esquerda, Gabriel Boric, recebeu 25,6% dos votos, enquanto José Antonio Kast, da extrema-direita, ficou em primeiro lugar com 28% dos votos.

Juntos, os demais candidatos do espectro da esquerda somaram 20,8% enquanto os nomes da direita somaram cerca de 25,5%. No entanto, cerca de 48% dos eleitores não foram às urnas. Portanto, é possível virar esse jogo!

Kast é representante das forças mais reacionárias da sociedade chilena. Vinculado ideológica e pessoalmente ao regime ditatorial de Augusto Pinochet, o candidato não esconde seu projeto fascista que inclui a perseguição dos povos originários, a repressão aos movimentos sociais, o aprofundamento da política econômica neoliberal, a imposição  do reacionarismo na educação, a revogação dos direitos reprodutivos femininos, o endurecimento das políticas de segurança pública e a xenofobia contra imigrantes de nações irmãs.

Infelizmente, o povo chileno conhece bem os resultados nefastos da combinação entre fascismo e neoliberalismo, já que o Chile foi o laboratório macabro para Milton Friedman e os Chicago Boys que Kast idolatra.

Infelizmente, também, nós brasileiros e brasileiras conhecemos as consequências tenebrosas trazidas por um governo genocida, reacionário e decidido a destruir todas as conquistas do povo brasileiro.

Kast e Bolsonaro são da mesma estirpe. Uma vitória de Kast seria um retrocesso imenso para o povo chileno e reforçaria a “internacional fascista” da qual Bolsonaro é um dos principais protagonistas.

A luta do povo chileno contra o fascismo é a mesma luta do povo brasileiro.

A Unidade Popular pelo Socialismo, partido cujo nome se inspira da experiência humanista e socialista liderada por Salvador Allende, conclama seus irmãos e irmãs chilenos à luta! Contem com nossa solidariedade e apoio nessa batalha!

Abaixo o fascismo!

Viva o socialismo!

Unidade Popular – UP

Viva o Chile Livre, Justo e Democrático! Viva o Brasil Livre, Justo e Democrático!