• instagram
  • facebook
  • twitter
  • youtube
  • tiktok

NOTA DA UNIDADE POPULAR SOBRE A AMEAÇA DE GOLPE MILITAR EM CURSO

por unidadepopular

  22 de Julho de 2022

Colocar o povo nas ruas é a única forma de barrar o golpe militar fascista

A Unidade Popular (UP) vem alertando, desde 2021, que Bolsonaro, os generais e setores da grande burguesia planejam um golpe militar para implementar uma ditadura de caráter fascista no Brasil. Após inúmeros fatos que comprovam o intento golpista em curso, a exemplo do comportamento do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, para descredibilizar as urnas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro reuniu embaixadores para atacar os ministros do TSE e do STF e demonstrar, com todas as letras, o roteiro da trama do golpe.

A ação de Bolsonaro, dos generais e da grande burguesia demonstra o desespero e o medo frente a grande derrota eleitoral que se aproxima. Exatamente por isso, não querem as eleições. Não se trata apenas de não aceitar o resultado das urnas, mas impedir as eleições, cassando o direito ao voto popular e atacando as liberdades democráticas. Tudo isso para seguir governando ditatorialmente o país, defender os interesses dos exploradores do povo, perseguir a oposição, silenciar os movimentos sociais, prender, torturar e assassinar as lideranças populares revolucionárias. No fundo, sabem que nosso povo está pronto para votar e protestar contra o governo da fome, do desemprego, da violência e da corrupção. Por isso, querem impedir nosso direito ao voto.

Com um golpe, Bolsonaro, os generais e a grande burguesia pretendem privatizar empresas estatais, privatizar a educação e a saúde pública, e aprofundar a situação de miséria, sem direitos e com condições de trabalho análogas à escravidão. Para isso, querem criar um clima de violência generalizada e suspender as eleições, concentrando esse momento para o dia 07 de setembro.

Para barrar esse golpe, é necessário travar uma luta de classes profunda, realizando atos combativos com centenas de milhares de pessoas, sem conciliação com os golpistas.

É um grande erro subestimar esse plano fascista ou mesmo depositar confiança nas alianças com setores da direita e nas instituições do Estado burguês. Afinal, Bolsonaro coleciona crimes no governo, várias ameaças à democracia, e nada foi feito por esses setores para enfrentá-lo e puni-lo. Alguns setores dizem que os Estados Unidos não querem um golpe, mas a história do Brasil e do mundo demonstram que o imperialismo estadunidense não possui qualquer vocação democrática, pelo contrário, continuam articulando golpes e intervenções em diversos países para atender os interesses dos seus monopólios econômicos, como demonstra o golpe contra Dilma Rousseff no Brasil, em 2016, e contra Evo Morales da Bolívia, em 2020.

A Unidade Popular e as organizações que integram a Articulação Povo na Rua têm convocando mobilizações para deter o golpe fascista e garantir eleições livres. A manifestação Fora Bolsonaro nas periferias, que aconteceu em dezenas de cidades do Brasil, no último dia 16 de julho, foi sem dúvida, a retomada das ruas com grande energia e entusiasmo. Fazemos o chamado às diversas forças políticas e movimentos sociais a somarmos forças e desenvolvermos uma grande jornada nacional contra o golpe militar fascista. Nos somamos aqui à convocação para a construção de um grande ato no dia 11 de agosto, protagonizado pelos estudantes rebeldes e combativos, que, junto com trabalhadores e trabalhadoras, estarão saindo aos milhares às ruas para lutar contra o golpe militar e em defesa da educação. Atuaremos em memória de Edson Luís, Honestino Guimarães, Emmanuel Bezerra, Helenira Resende e tantos outros jovens que deram suas vidas pela liberdade do Brasil da ditadura militar fascista de 1964 e do imperialismo.

Está mais que demonstrado, a partir da experiência histórica, que a única possibilidade de deter o plano de Bolsonaro, dos generais e da grande burguesia é unir o povo e realizar manifestações massivas em defesa das eleições, a exemplo de maio de 2021, quando se iniciou uma jornada nacional que mobilizou milhões, obrigando o bolsonarismo a recuar da ofensiva golpista que preparavam.

A Unidade Popular convoca urgentemente todos os verdadeiros patriotas e democratas, todos e todas que têm compromisso com a classe trabalhadora, organizações políticas, sindicatos e movimentos sociais, para formar fileiras contra o golpe fascista em curso, ocupar às ruas e garantir a realização das eleições. É um dever de todos e todas que lutam e amam o Brasil impedir a instalação de uma nova ditadura em nossa pátria.

Só com o poder do povo nas ruas o golpe será derrotado!

Executiva Nacional da Unidade Popular
22 de julho de 2022