• instagram
  • facebook
  • twitter
  • youtube
  • tiktok
Crédito: Arnaldo Sete/Marco Zero

PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS INTENSIFICA EXCLUSÃO SOCIAL, DANOS AMBIENTAIS E MISÉRIA

por unidadepopular

  29 de Maio de 2024

A PEC 03.22 que a direita e extema-diretia protagoniza no Senado prevê que os ricos comprem as praias brasileiras e dominem as areais para encher seus cofres com a intensificação de danos ambientais e sociais.

Wildally Souza – Comunicação Nacional da Unidade Popular


Mais uma vez a extrema-direita e a direita tenta passar seus projetos fascistas de privatização, com o objetivo de encher cada vez mais suas contas bancárias milionárias enquanto o povo passa fome e morre na miséria como resultado dessas politicas malditas.

O mais novo ataque dos privatistas doBrasil é a PEC 03.22, que tem como relator Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente fascista Jair Bolsonaro. A PEC prevê a compra e venda das praias brasileiras para servir aos monopólios hoteleiros, aos proprietários de cassinos e para abrigar as luxuosas mansões dos muitos ricos.

Essa PEC, além de escancarar a ganância e o ódio dos fascistas pela classe trabalhadora, o povo pobre e operários, intensifica vários danos ambientais e sociais. Olhemos para o avanço das trágedias climaticas anunciadas no nosso país. Quem são os responsavéis? Com certeza não é São Pedro abrindo as portas do céu para cair uma tempestade na terra, mas sim a maneira oportunista com que a direita atua favorecendo os mais ricos, o agronegócio e os banqueiros que olham apenas para seus lucros e não medem eforços para explorar até o ultimo suspiro o planeta, mesmo que isso custe sua vida util e também a do povo pobre. Exemplo claro disso é como age o garimpo ilegal, que além de agredir fortemente o meio ambiente, promove um verdadeiro genocídio contra os povos indígenas.


Muitas das áreas de praia no Brasil já estão sob risco e sem fiscalização efetiva, como é o caso da Praia de Maria Farinha e o Mangue da Mata da Poty, em Paulista-PE, que constantemente é atacada pelos grandes empresários e que, em 2022, o governo municipal de Yves Ribeiro (ex MDB e atual PT) subiu um muro às margens da praia e decretou a retirada de diversos moradores que viviam da pesca de frutos do mar e do mangue com a pretensão de transformar a área em um grande condomínio residencial e um restaurante para atrair os turistas endinheirados. Desde o começo da construção, aumentou a erosão do solo e muitas famílias desabrigadas começaram a passar fome e morar nas ruas.

Diante desse projeto, fica claro que as privatizações atendem unicamente aos desejos de uma pequena elite financeira pela acumulação do capital, pela exploração da classe trabalhadora e sua alienação, além da espoliação dos setores ativos públicos. O sistema capitalista usa desse projeto para beneficiar as classes dominantes em detrimento da vida digna da população trabalhadora, das mulheres, da comunidade LGBTIA+, da periferia e da juventude negra.

NÃO A PEC 03!
PRIVATIZAÇÃO É CRIME!